Não fui surpreendido com a dificuldade em encontrar um domínio para registrar, afinal são 200 milhões registrados em todo o mundo. Recentemente, devido a esta “briga”, a ICANN aprovou novos domínios na internet, porém, o registro estará liberado apenas para 2012.

A partir daí busquei a solução em TLDs (Top-level domain) .me e .eu e, assim, com muita felicidade, registrei um nome totalmente identificado com o conceito do projeto. Em seguida, tive alguns insights e elocubrações com os domínios encontrados.

Vamos ao que interessa!
O exemplo abaixo é para a TLD .me, mas, caso queira mudar, troque as palavras-chave mim e me, por eu.

Passo 1 – Para começar, vamos abrir a ferramenta Adwords Keyword Tools e buscar pelas palavras-chave mim e me – em referência ao domínio .me. Utilizei o tipo de correspondência ampla e o filtro para as buscas no Brasil, tudo no idioma português.

Passo 2 – Com a pesquisa concluída, conseguimos um total de 596 ideias de palavras-chave, caso não tenha uma conta no Adwords, são sugeridas apenas 100 palavras-chave. Agora, vamos baixar o arquivo csv e abrir no excel. Para facilitar, vamos apagar as colunas B, C e D.

Passo 3 – Vamos eliminar as colunas desnecessárias. Marque a coluna A (1), clique em Classificar e Filtrar (2) e, depois, no Filtro (3).

Passo 4 – Calma, já estamos chegando ao fim. Definiremos nosso filtro para que todas as palavras terminem com mim ou me. Para isso, clique na setinha (1), em filtros de texto (2) e por fim, em Termina com (3)

Passo 5 – E, agora, para finalizar, aparecerá uma janela onde vamos colocar as palavras me e mim. Antes delas, utilizaremos o operador ? – que indica a necessidade de um caracter antes da palavra, ou seja, ? me e ? mim. Preste atenção nos critérios,  “Termina com” OU “Termina com”.

Passo 6 – Divirta-se! As sugestões são bem engraçadas, diversificadas e, principalmente, nos passam diversos conceitos para ações online ou offline. Separei algumas palavras que considerei criativas e nas quais tive uns insights.

  • ligapara.me – Domínio perfeito uma ação para operadoras de telefones.
  • probidapara.me – impossível esquecer da banda Charlie Brown Jr.
  • about.me – Site bem legal, o domínio diz tudo!
  • guia.me – total integração com o google maps

Esses nomes são apenas para ideias, pesquisando detalhadamente, podemos ir muito mais longe e conseguir diversos domínios criativos.

Devagar personalizarei o blog e, assim, tentarei mantê-lo e aprender esta maravilhosa ferramenta que é o wordpress.

Muito obrigado,
Marcel Mouta.